História

Home / História

O Centro Social de Quadrazais é uma associação constituída por escritura de 26 de Maio de 1988. O registo dos Estatutos originais foi efetuado em 24-10-1990 na Direção Geral da Ação Social, sob o nº 52/91 a folhas 189 do livro 4 das Associações de Solidariedade Social ficando reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

Esta Associação, para alcançar os seus fins de solidariedade social, edificou obra e criou o Lar de Santa Eufêmia. Esta instituição começou a funcionar, inicialmente como Centro de Dia, no dia 1 de Fevereiro do ano de 1993, sendo este o resultado do esforço de toda a comunidade Quadrazenha que partilhou deste sonho e participou financeiramente e/ou com trabalho manual. Assim foi possível pôr de pé esta casa, que é de todos.

A Instituição tem uma parceria com o Instituto de Segurança Social, I.P. desde 29-01-1993 materializado num Acordo de Cooperação em que se compromete a prosseguir e a cumprir objetivos, regras e normativos da Segurança Social e, em contrapartida, é comparticipada financeiramente. Por exigência da Segurança Social, e para podermos ter uma instituição que acolhe e dignifica a pessoa idosa e lhe presta todos os serviços com a qualidade e segurança que a pessoa humana merece, a Direção deu início a obras de requalificação do edifício em Março de 2007.

Por fim, a sua capacidade foi redefinida pela Segurança Social em 2013 para 42 clientes. Em 2014 investiu-se na aquisição de novo equipamento para a lavandaria e cozinha e já em 2015 renovou-se o mobiliário dos quartos. O investimento mais recente foi feito numa sala terapêutica, visando proporcionar aos idosos terapia adequada às suas necessidades e características individuais, de modo a atrasar o processo degenerativo próprio da idade. Os equipamentos são apropriados à estimulação de determinadas competências, nomeadamente a marcha, o equilíbrio, a força e a coordenação motora.