Estrutura Residencial para Idosos (ERPI)

Home / Estrutura Residencial para Idosos (ERPI)

ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS (ERPI)

O Lar de Sta Eufêmia disponibiliza alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia e funciona 24h por dia.

Esta resposta oferece os seguintes serviços:
- Alojamento em quartos individuais e duplos
- Alimentação
- Lavagem e Tratamento de Roupa
- Cuidados Médicos e de Enfermagem
- Reabilitação/ Psicomotricidade
- Reabilitação Psicossocial
- Apoio nas deslocações ao exterior
- Cuidados de Higiene e de Imagem Pessoal
- Animação/ Ocupação/ Lazer

 

A todos os idosos que frequentam a instituição e de acordo com uma avaliação prévia constituída por um exame médico, análises clínicas, avaliação psicomotora e social, a equipa técnica multidisciplinar (Diretora Técnica, Enfermeira, Técnica de Reabilitação e Assistente Social) elabora um plano individual de cuidados. Este plano serve de base a todo o percurso terapêutico pelo qual o utente irá passar.

No Lar de Sta Eufêmia tentamos ao máximo fazer com que todos os dias sejam especiais e marcantes, como tal contámos com a colaboração de uma Animadora Sociocultural que realiza diariamente, diversas atividades para alegrar o dia dos nossos idosos.

Sempre que a meteorologia o permite e com alguma frequência realizam-se saídas, idas a romarias, visitas a museus, etc.

Os nossos idosos contam com a presença de uma Enfermeira a tempo inteiro responsável pelo controlo dos sinais vitais (TA, Glicémia, Temperatura); requisição e administração da medicação diária e acompanhamento a consultas. O trabalho de enfermagem tem como suporte a supervisão do Médico que visita a instituição semanalmente ou sempre que se considere necessário.

Para fazer face à realidade da população residente e tendo como finalidade prestar um serviço de qualidade, a Instituição conta com uma Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora capacitada para estimular e desenvolver as capacidades motoras e psíquicas, afetadas no processo de envelhecimento normal e patológico, (para esse efeito existe uma sala de reabilitação devidamente equipada).

Para mais informações consulte o regulamento interno da respetiva resposta social.